Media Capital nas mãos do grupo Prisa

O grupo espanhol Prisa assumirá uma posição de controlo na Media Capital, grupo português que integra a TVI, as estações Rádio Comercial, Best Rock, Cidade e Cotonete, o fornecedor de acesso à Internet IOL e as publicações online Portugal Diário, MaisFutebol e Agência Financeira.

O acordo entre os accionistas do grupo português de média e o grupo proprietário do “El Pais” foi comunicado a 21 de Julho à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), segundo a Lusa, e atribui à Prisa um direito de preferência relativo à totalidade das acções da Vertix, que detém 28,48 por cento do capital do grupo nacional, bem como o direito a lançar uma opção pública de aquisição (OPA) sobre mais 13,32 por cento das acções da Media Capital.

Considerado um dos maiores grupos espanhóis de comunicação social, a Prisa detém, além do “El Pais”, participações na Cadena Ser (rádio) e em várias revistas.

O gigante alemão RTL é o outro grande accionista da Media Capital, com 11,55 por cento das acções.

A Prisa foi um dos concorrentes derrotados à compra do grupo Lusomundo Media, cuja aquisição pela Controlinveste, de Joaquim Oliveira, foi agora autorizada pela Autoridade de Concorrência.

Partilhe