Medalha de Ouro do Prémio Natali para jornalista chileno

A reportagem “La sangre de un poeta”, sobre os 30 anos do assassinato de Victor Jara, valeram ao chileno Cristóbal Peña a Medalha de Ouro do Prémio Natali, a distinção maior deste galardão instituído em 1992 pela Comissão Europeia para premiar jornalistas que promovam os direitos humanos, a democracia e o desenvolvimento sustentável.

Além do galardão principal, Cristóbal Peña recebeu o primeiro prémio da região América Latina e Caraíbas, no valor de dez mil euros.

Os outros premiados regionais foram o paquistanês Shah Zulfiqar (Ásia e Pacífico), o nigerino Abdoulaye Ibbo Daddy (África), o marroquino Ahmed Benchemsi (Mundo Árabe, Líbano e Israel) e a britânica Sarah Boseley (Europa).

Entre os finalistas europeus estava o português Paulo Moura, que recebeu o terceiro prémio pelas reportagens “Missnana, o sonho leve da morte” e “Um bebé é um passaporte para o céu”, publicadas na revista “Pública”, que já em Maio de 2004 lhe tinham valido o Prémio Jornalismo pela Tolerância.

Em 2003, o jornalismo português foi igualmente distinguido pelos Prémios Natali, com a atribuição a Sofia Branco, do Público.pt, do prémio regional para o continente europeu.

A edição 2004 dos prémios Natali contou com a participação de 451 jornalistas de 108 países, tendo os prémios sido entregues a 17 de Janeiro pelo comissário europeu Louis Michel. A cerimónia foi precedida de uma apresentação audiovidual intitulada “O jornalista, enquanto defensor da democracia nos países em desenvolvimento”.

Partilhe