May Chidiac recebe prémio da UNESCO

A jornalista libanesa May Chidiac, que perdeu uma mão e uma perna num atentado em 2005, foi distinguida com o Prémio Mundial da Liberdade de Imprensa UNESCO/Guillermo Cano, no valor de 25 mil dólares (cerca de 20 800 euros).

A candidatura da apresentadora da estação televisiva LBC a este prémio foi uma inicaitva do Ministério da Cultura do Líbano, país onde, durante o ano de 2005, os jornalistas Samir Kassir e Gebran Tueni, do “An-Nahar”, foram mortos em atentados similares ao que feriu May Chidiac com gravidade.

Recorde-se que May Chidiac foi vítima da explosão de uma bomba no seu carro, a 25 de Setembro de 2005, da qual escapou com vida mas gravemente mutilada, uma consequência que abalou a opinião pública libanesa, que passou a ver a apresentadora de televisão como um símbolo da liberdade de expressão.

Este galardão da UNESCO foi criado em 1997 e visa valorizar o trabalho de uma pessoa, organização ou instituição que defenda ou promova a liberdade de expressão em qualquer ponto do mundo, ostentando o nome do jornalista colombiano Guillermo Cano, assassinado em 1987 por ter denunciado as actividades dos poderosos barões da droga do seu país.

Partilhe