Maria João Guimarães, jornalista ao serviço do jornal Público, foi distinguida com o Prémio de Reportagem Norberto Lopes, atribuído pela Casa da Imprensa.
A distinção foi atribuída durante a sessão comemorativa que assinalou o 108.º aniversário da Casa da Imprensa, a 29 de Maio.
O júri premiou a jornalista conjunto das suas 10 reportagens sobre as eleições na Grécia, publicadas no jornal Público no ano passado, entre as quais se incluem “Como a crise grega está a afectar as crianças”, “A Grécia é um navio a afundar e os jovens estão a saltar borda fora”, “Crise fez surgir o pior dos estereótipos na Grécia e na Alemanha” ou “O melhor funcionário público do mundo é grego e bem-disposto”.
À edição de 2013 do Prémio de Reportagem Norberto Lopes – no valor de 3000 euros – candidataram-se 21 jornalistas com 67 reportagens publicadas na imprensa portuguesa em 2011 e 2012.
Para a edição deste ano, o júri foi constituído pelos jornalistas Armando Pereira da Silva, Joaquim Letria, José Leite Pereira, Antonio Simões (vencedor da edição anterior) e Sandro Arruda (do Conselho de Administração da Casa da Imprensa).
O Sindicato dos Jornalistas felicita a sua associada Maria João Guimarães por esta distinção.