Manual para notícias sobre crianças

Já está disponível o guia electrónico de competências comunicacionais sobre crianças e jovens em risco/perigo, destinado a técnicos e também a jornalistas.

Criado como sub-sítio da Comissão Nacional de Protecção de Crianças e Jovens em Risco (CNPCJR), o espaço “Crianças vs Riscos/Perigo” foi desenvolvido pelo jornalista e formador Orlando César (presidente do Conselho Deontológico) e é editado pelo Cenjor – Centro de Formação Profissional para Jornalistas.
O projecto resulta de uma importante parceria entre a CNPCJR, o Sindicato dos Jornalistas e outras entidades, no âmbito da qual foi realizada uma série de seminários sobre crianças e jovens em risco e a comunicação social.
No sub-sítio, são tratadas a tipologia das situações de perigo para crianças e jovens, a actividade desenvolvida pelas comissões de protecção e o fundamental da legislação e dos princípios éticos e deontológicos, apresentando-se também um Manual de Competências Comunicacionais e, ainda, um guia de referências éticas, culturais e jurídicas para os órgãos de informação e para os jornalistas.
No âmbito da reformulação do sítio do SJ ainda em curso, será criado em breve uma ligação específica para aquele espaço. Recorda-se, no entanto, que aqui mesmo pode ser encontrado um importante conjunto de documentos relativos à problemática da informação sobre crianças e jovens, entre diplomas legais, comunicados e intervenções.

Partilhe