Mais um jornalista morto no Iraque

Ahmed Shawkat, editor do semanário iraquiano “Bilah Ittijah”, foi assassinado a 28 de Outubro na cidade de Mossul, no Norte do Iraque.

De acordo com a Associated Press e a Agência France Presse, Ahmed Shawkat foi morto por um homem armado que, na companhia de um cúmplice, seguiu o jornalista até ao seu escritório.

Segundo uma filha do jornalista, Ahmed Shawkat recebera, algumas semanas antes, cartas ameaçadoras que o avisavam de que devia encerrar o jornal.

Entretanto, a Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) e a Federação de Jornalistas Árabes (FAJ) encontraram-se em Bruxelas no dia 23 para discutir a actualização da Declaração de Rabat, divulgada pelas duas entidades em Marrocos no passado mês de Março, tendo decidido realizar uma missão conjunta ao Iraque, em Janeiro de 2004.

Actualmente, as condições de trabalho no Iraque são extremamente precárias e os profissionais dos órgãos de comunicação social carecem de melhor preparação e de material de trabalho.

A missão ao Iraque estará a cargo de uma delegação de seis representantes da FIJ e da FAJ, que estabelecerá contactos com jornalistas, agências da ONU e elementos da sociedade civil, com vista a facilitar a criação de uma plataforma de diálogo entre as partes.

A plataforma, que deverá incluir elementos dos diversos grupos étnicos e culturais iraquianos, terá como objectivo a defesa da liberdade de imprensa e dos jornalistas.

Partilhe