Mais um jornalista morto nas Filipinas

O repórter filipino Romeo Binungcal, correspondente de dois tablóides nacionais das Filipinas, foi morto a tiro no dia 29 de Setembro, na província de Bataan, região de Luzon. O Comité para a Protecção dos Jornalistas (CPJ) quer apurar se a morte se deve ao seu trabalho enquanto jornalista.

Romeo Binungcal trabalhava para os jornais “Remate” e “Bulgar”, ambos com sede em Manila, e tinha sido editor do “Mt. Samat Weekly Forum”, de cariz local.

O jornalista foi assassinado com cinco tiros quando conduzia uma motorizada em direcção a casa e, de acordo com a polícia local, que está a investigar o caso, não existe nenhum motivo claro para o crime.

Entretanto, Rodolfo Mendoza, que chefia a Task Force Newsmen, um grupo de polícias que investiga mortes de jornalistas, declarou ao “The International Herald Tribune” que Romeo Binungcal era, além de repórter, um homem de negócios.

Na sequência de mais esta morte, o CPJ recorda que quatro outros jornalistas foram assassinados nas Filipinas este ano, mais do que em qualquer outro lado (com excepção do Iraque, que vive uma situação de conflito) e assinala que, desde 1986, foram abatidos no país 45 profissionais dos média.

Partilhe