Mais jornalistas na prisão onde morreu Zahra Kazemi

Três jornalistas e um ex-realizador foram detidos a 7 e 8 de Setembro, em Teerão, e a sua situação está a preocupar a Repórteres Sem Fronteiras (RSF), uma vez que foram enviados para uma ala da prisão de Evin conhecida pelo uso de tortura e onde morreu, em 2003, Zahra Kazemi.

Os detidos são Babak Ghafori Azar, Shahram Rafihzadeh e Hanif Mazroi, jornalistas, e o ex-realizador Said Motallebi, pai de Sina Motallebi, repórter exilado que tem tornado públicos os maus tratos e torturas de que foi vítima enquanto esteve preso no Irão, entre 20 de Abril e 12 de Maio de 2003.

A RSF acredita que a prisão de Said Motallebi constitui uma ameaçadora mensagem para que Sina Motallebi fique calado, e mostra-se apreensiva com a precária saúde do antigo realizador, bem como com a segurança dos três jornalistas, que não podem receber visitas e apenas estão em contacto com os agentes que procedem aos interrogatórios.

Recorda-se que a jornalista irano-canadiana, Zahra Kazemi, foi vítima de morte cerebral no dia 27 de Junho de 2003, devido a fracturas cranianas provocadas menos de 36 horas antes. Durante esse período, Zahra Kazemi esteve sob custódia de elementos do Ministério dos serviços secretos e pessoal ligado ao procurador Said Mortazavi, que a tinham detido a 23 de Junho quando tirava fotografias à prisão de Evin.

Um ano depois, a 28 de Julho, o caso foi encerrado sem que se tivessem apurado quaisquer responsáveis, com o “veredicto” da justiça iraniana de que a morte da jornalista poderá ter sido um “acidente”.

Partilhe