Machismo domina média chineses

A maioria dos jornalistas chineses é do sexo feminino, mas o machismo prevalece no conteúdo dos média, revela um estudo da Associação de Mulheres Jornalistas da China divulgado a 8 de Janeiro pela agência oficial de notícias Xinhua.

Nos média chineses, cerca de “81% dos conteúdos falam apenas de homens”, assinala o estudo, apesar de nas estações de rádio e televisão as mulheres representarem 69% dos profissionais e de na imprensa escrita essa percentagem ser de 54%. Esta realidade, conclui a Associação, revela “uma atitude insensível em relação aos problemas de género”.

O estudo, levado a cabo em 16 de Fevereiro de 2005, baseou-se numa amostragem de 438 notícias em 25 meios de comunicação, incluindo a televisão estatal.

Um outro estudo levado a cabo conjuntamente pela Associação de Mulheres Jornalistas da China e pela Academia Chinesa de Ciências Sociais revela que, apesar de as mulheres representarem um terço do total dos repórteres, apenas 10% das repórteres consegue ascender a posições de chefia, enquanto essa proporção para os homens é de 20 por cento.

Partilhe