Lusa TV arranca em Janeiro

A partir do início de 2004, o serviço Lusa TV vai disponibilizar quatro serviços diários de imagem e som da responsabilidade editorial da agência de notícias, que serão enviados às televisões e rádios.

A assinatura do acordo com as rádios e televisões está marcada para 30 de Dezembro, devendo o serviço Lusa TV ser lançado a 2 de Janeiro. A produção e imagem estão a cargo da empresa Astrolábio, sub-contratada pela agência de notícias, e o serviço disponibilizado destina-se igualmente às rádios locais, no âmbito de um acordo com a Associação de Radiodifusão Portuguesa, e ainda às emissoras ligadas às comunidades portuguesas no estrangeiro.

Entretanto, o conselho de administração da Lusa, reunido a 18 de Dezembro, aprovou o orçamento da empresa para 2004, onde se prevê um lucro de três milhões de euros. A previsão representa uma inversão da tendência de resultados negativos registada nos últimos quatro anos e que ainda se verifica no ano em curso, com um montante de 5,5 milhões de euros resultado do programa de reestruturação da empresa.

No âmbito da reestruturação levada a cabo este ano saíram da Lusa 60 trabalhadores, cujas rescisões custaram 6,1 milhões de euros, e foram admitidos 22 novos trabalhadores. Os últimos a aderir ao processo de rescisões foram o director-coordenador da agência, Fernando Trigo; o secretário-geral, António Santos Gomes; e o director comercial, Carlos Mendes Martins, que deixam a Lusa no final do ano.

Partilhe