Lusa em protesto contra cortes

O plenário de trabalhadores da Agência Lusa aprovou, por unanimidade, um protesto que levará à rua os rostos da única agência de notícias de Portugal. Em causa está um corte no financiamento determinado pelo Orçamento do Estado para 2017.

Durante o mês de Novembro, os trabalhadores da Agência Lusa irão protestar contra o anunciado corte de 2,6 milhões de euros no financiamento da empresa, previsto no OE para 2017. Esta decisão que saiu do plenário, realizado esta segunda-feira, foi aprovada por unanimidade. Os trabalhadores da Lusa sublinham com estranheza o facto do contrato com o Estado, para a prestação de serviço público relativo ao triénio 2016/2018, continuar por assinar, sem que tenha sido apresentada qualquer justificação.

A Direcção do Sindicato dos Jornalistas esteve presente neste plenário, tendo registado uma ampla participação dos trabalhadores e uma discussão aberta e construtiva com o obcjetivo de reverter uma decisão que provocará graves prejuízos na única agência de notícias do país. A Direcção do Sindicato dos Jornalistas regista a presença do Diretor de Informação da Lusa, na abertura do plenário, onde manifestou preocupação com o futuro da agência e solidariedade com os jornalistas.

Neste plenário, os trabalhadores decidiram mandatar os órgãos representativos dos trabalhadores – Comissão de Trabalhadores, representantes sindicais e Conselho de Redacção – com o objetivo de definirem iniciativas de defesa e de informação do papel e da importância da única agência de notícias de Portugal. A partir deste momento, todos os contactos e reuniões contarão com a presença de todos os órgãos representativos dos trabalhadores da Agência Lusa.

Ficou agendado novo plenário, após a audição do ministro da Cultura na Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto, em debate de especialidade do OE2017, agendada para 10 de Novembro.

Partilhe