Lusa apresentou site sobre os 40 anos da Revolução de Abril

A Agência Lusa apresentou, ontem, oficialmente, o site especial com que assinala os 40 anos da Revolução do 25 de Abril. De acesso livre e gratuito, oferece uma resenha histórica, enquadra os acontecimentos e aborda os últimos 40 anos.

A cerimónia de apresentação teve lugar no Gabinete de Acolhimento ao Cidadão da Assembleia da República (AR), cuja presidente marcou presença, bem como líderes de grupos parlamentares, deputados e jornalistas.

Para Assunção Esteves, este site é, acima de tudo, expressão do «comprometimento activo dos media com a democracia, os direitos humanos e a verdade».

A Presidente da AR disse ainda que a Lusa junta-se, assim, «à celebração democrática do 25 de Abril», facto que o presidente do Conselho de Administração da agência, Afonso Camões, tinha enaltecido também, anteriormente, pelo facto de apresentação ter sido feita na «casa da democracia».

Além de explicar o que oferece o site lusa40anos25abril, desde a História do Golpe, os Locais da Revolução, passando pelo Poder Local Democrático, entre a muitas da suas conquistas, até ao Futuro, Afonso Camões lembrou também que a Lusa, «agência nacional de bandeira», como fez questão de salientar, custa cerca de 10,7 milhões de euros por ano, «um euro por ano a cada cidadão português, sem contar com os da diáspora».

O site é resultado de um trabalho de seis meses e dos contributos dos cerca de 250 jornalistas da agência em serviço no país e no estrangeiro, bem como de ex-jornalistas na Lusa e de outros colaboradores, alguns de fora da empresa, segundo revelou o administrador Afonso Camões.

Partilhe