«Lock out» continua na Rádio Canadá

Desde 22 de Março que 1400 jornalistas e funcionários estão em «lock out» na Rádio Canadá. A Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) lançou um novo apelo à direcção da empresa para colocar um ponto final nesta negociação.

No dia 26, centenas de trabalhadores em «lock out» participaram numa manifestação nas ruas de Quebec. O primeiro-ministro deste estado canadiano, Jacques Landry, assinou a petição de apoio aos trabalhadores, que convidaram os cidadãos a participar num fórum sobre o futuro do serviço público de radio e televisão.

A situação permanece, no entanto, num impasse. «A administração deve negociar uma solução que ponha termo à discriminação no local de trabalho e permita o regresso à antena de emissões de grande qualidade», disse o secretário-geral da FIJ, Aidan White.

A FIJ tem estado na primeira linha do apoio aos 1400 trabalhadores do Canadá. Uma petição de apoio a estes trabalhadores está disponível no sítio da federação. A presidente do sindicato canadiano FNC (Federação Nacional das Comunicações) agradeceu, em carta enviada a todos os sindicatos membros da FIJ, uma mensagem de reconhecimento pela solidariedade recebida de todo o mundo.

«A FNC está impressionada com a rapidez, a riqueza e a generosidade das intervenções feitas até hoje pela FIJ e pelos seus membros», escreve a presidente da FNC, Chantale Larouche, acrescentando que «estes apoios maciços trazem um grande conforto».

Partilhe