Lituânia encerra sítio pró-checheno

O sítio pró-checheno KavkazCenter foi encerrado a 17 de Setembro pelo Departamento de Segurança do Estado da Lituânia, após pressões intensas do Kremlin, noticiaram diversos órgãos de comunicação internacionais e locais.

O encerramento do sítio ocorreu quatro dias depois de o Ministério dos Negócios Estrangeiros russo se ter reunido com o embaixador lituano em Moscovo para dar conta de um protesto oficial e solicitar o encerramento do sítio “terrorista checheno”, que estava alojado pelo ISP privado Elneta, em Vilnius.

Apesar do Ministério dos Negócios Estrangeiros lituano ter dito inicialmente que era necessária uma ordem do tribunal, o primeiro-ministro Algirdas Brazauskas mudou o rumo do processo a 17 de Setembro, sob o fundamento de que a lei lituana proíbe “propaganda terrorista e instigação de ódio étnico”.

As declarações de Algirdas Brazauskas foram produzidas após a publicação no KavkazCenter de uma declaração do líder dos rebeldes chechenos, Shamil Basayev, a reclamar a responsabilidade pelo massacre de Beslan.

Em declarações ao Comité para a Protecção dos Jornalistas (CPJ), alguns jornalistas ocidentais e russos contestaram o encerramento do KavkazCenter, o qual é visto como uma fonte de informação bastante útil para conhecer o outro lado da guerra na Chechénia e que, “apesar de ser muito parcial, não é pior do que a informação do governo russo”.

Esta é a segunda vez que o Kremlin pressiona governos vizinhos com o objectivo de encerrar o KavkazCenter, depois de, em Abril de 2003, Sergei Yastrezhembsky, conselheiro de Vladimir Putin, ter “avisado” as autoridades da Estónia, referindo as dificuldades comerciais que poderiam ocorrer entre os dois países caso o sítio pró-checheno não fosse fechado.

Partilhe