Literacia para os Media volta ao terreno a partir de sábado

O projeto Literacia para os Media e Jornalismo, uma parceria entre o Sindicato dos Jornalistas e o Ministério da Educação, vai voltar ao terreno em seis cidades de Portugal Continental já a partir de sábado.

Bragança, Braga, Cascais, Lisboa, Setúbal e Lagos vão acolher, entre 7 de março e 30 de maio, uma oficina de formação coordenada por jornalistas no ativo e professores de jornalismo e comunicação, desenhada pelo Sindicato dos Jornalistas e financiada pela Direção Regional da Educação e pelo Cenjor (Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas).

Ao contrário da edição piloto realizada em 2019, que passou por uma seleção prévia das escolas participantes, este ano as inscrições para a formação foram abertas a todos os professores interessados.

A primeira edição deste projeto (https://youtu.be/QXNByE32yfA), que decorreu entre janeiro e abril de 2019, formou uma centena de professores do 3.º ciclo e do secundário, docentes em 40 agrupamentos de escolas das regiões Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve.

Em janeiro de 2017, na sequência do 4.º Congresso dos Jornalistas Portugueses, que aprovou uma moção considerando urgente promover a literacia para os media, o Sindicato dos Jornalistas apresentou ao Ministério da Educação uma proposta de intervenção nessa área, concebida por jornalistas e académicos da área da comunicação.

Dois anos depois, o projeto arrancava em todo o Continente, com o objetivo de disponibilizar aos professores metodologias, recursos e ferramentas que estes possam usar nas atividades de Literacia para os Media que vão desenvolver com os seus alunos e com as comunidades escolar e educativa.

Ao mesmo tempo, pretende-se envolver os jornalistas na formação de professores e alunos sobre os desafios que hoje se colocam à importante função de mediar e escrutinar a realidade.

Este projeto, que conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República, avançou este ano com uma experiência piloto também nos Açores, onde conta com o apoio da Direção Regional da Educação e do Cenjor.

Partilhe