Lista B quer “reganhar confiança”

As eleições ao Sindicato dos Jornalistas noticiadas pela Agência Lusa

Lisboa, 16 dez (Lusa) – Os membros da lista B que está a concorrer nas eleições para os órgãos nacionais do Sindicato dos Jornalistas (SJ), no dia 18 de dezembro, querem “reganhar a confiança ” da classe, afirmou Sofia Branco, que lidera esta lista.

“Queremos voltar a mobilizar pessoas que já estiveram sindicalizadas e que, entretanto, se afastaram por terem discordado de alguma atuação do sindicato”, indicou Sofia Branco, candidata a presidente da direção do SJ, em declarações à Lusa.

Outro dos objetivos é chamar as gerações mais novas, “que nunca quiseram fazer parte”.
“Essa é uma coisa que consideramos assustadora e que queremos reverter”, sublinhou a mesma responsável.
As eleições para o SJ irão incluir duas listas concorrentes, a lista B e a lista A, esta última liderada pelo atual presidente do sindicato, Alfredo Maia. Em causa está a eleição de membros para a direção, para a assembleia geral, o conselho fiscal, o conselho deontológico e o conselho geral. Sofia Branco sublinha que 74 dos 75 nomes que constam da lista B são candidatos únicos, existindo apenas a situação de uma suplente para o cargo de presidente da direção, que concorre igualmente como efetiva a número um do conselho geral.

A mesma candidata aponta também a inclusão de pessoas “dos 20 aos 80 anos” – “porque os mais novos falam uma linguagem diferente e isso” obriga também a mudanças” – e de diferentes situações profissionais: seis dos nomes da lista B estão desempregados (dois concorrentes à direção) e há “muitos ‘freelancers’”.
“Uma das coisas com que nos preocupámos muito foi incluir diversas situações, incluindo jornalistas que estão no desemprego, porque entendemos que essas pessoas têm um contributo importante para dar, tanto hoje como amanhã”, relata Sofia Branco. Uma das propostas que a lista B tem em cima da mesa é a criação de uma tabela remuneratória para os trabalhos de ‘freelancers’, “face a remunerações que por vezes são irrisórias e não fazem sentido”, afirmou.

Outra proposta desta lista tem como alvo os estagiários, nomeadamente a elaboração de uma carta de princípios que “explique quais são os direitos e deveres dos estagiários e que oriente as direções dos meios de comunicação neste domínio”.

Sofia Branco lembrou a recente polémica sobre a proibição de assinatura dos textos por estagiários curriculares e indica que pretendem apelar à alteração do Estatuto dos Jornalistas, de forma a mudar essas regras: “Eliminar a autoria [dos trabalhos] não parece ser a solução, independentemente de acharmos que pode haver situações de exploração laboral. Pode-se criar um esquema de coresponsabilização, envolvendo os editores”. “Voltar a envolver as pessoas” no sindicato é uma das principais metas desta lista, que já realizou vários encontros com jornalistas para debater a situação da profissão e quer realizar um congresso em 2015. Desde 1998 que não se realiza um encontro a este nível, lembra a candidata.

Sofia Branco lembra também que a atual lista B nasceu de um movimento “já com alguns anos”, organizado em torno de um fórum de jornalistas, que tinha como objetivo refletir sobre a profissão, incluindo sobre as condições de trabalho.

Sofia Branco é jornalista da Lusa e candidata-se a presidente da direção, Eugénio Alves à assembleia geral, Manuel Esteves ao conselho fiscal e São José Almeida ao conselho deontológico.

Partilhe