LISTA B – Ação antes, Ação sempre!

Esta é uma lista aberta ao contributo de todos/as e, por isso, vamos realizar uma reunião via zoom com todos/as os/as associados/a que queiram conhecer-nos melhor, no domingo, dia 16, às 18h00 

https://videoconf-colibri.zoom.us/j/84766865423

ID da reunião: 847 6686 5423

Senha de acesso: 998012

 

A Lista B tem um património de ação nos últimos seis anos, património esse que valoriza e que quer reforçar nos próximos três anos.

Destacamos aqui as principais conquistas e o que propomos para o próximo mandato.

 

Congresso dos Jornalistas

Numa parceria inédita com outras duas associações representativas da classe, a Casa da Imprensa e o Clube de Jornalistas, assumimos o compromisso de realizar o 4.º Congresso dos Jornalistas – e cumprimos. Não vamos esperar outros 20 anos para voltar a fazê-lo: faremos o 5.º Congresso no próximo mandato.

 

Profissão de desgaste rápido

Há muito que se fala da importância de ver reconhecido o desgaste rápido da profissão de jornalista. Para sustentar essa reivindicação, com rigor, encomendámos um estudo científico, que ficará concluído no próximo ano.

 

Literacia para os Media

O SJ estabeleceu uma parceria inédita com o Ministério da Educação para um projeto de Literacia para os Media nas escolas. No terreno desde 2019, este projeto já formou mais de 150 jornalistas, abrindo oportunidades de trabalho a camaradas desempregados. Formou ainda perto de 150 professores, de vários níveis de ensino, no Continente e nos Açores. Vamos reforçar este projeto, estendendo-o à Madeira e alargando-o a outros públicos.

 

Contrato Coletivo de Trabalho

A negociação de um novo Contrato Coletivo de Trabalho está fechada, aguardando-se a formalização junto do Ministério do Trabalho. Para além de atualizar a tabela salarial, o novo CCT simplifica procedimentos de carreira e introduz uma inovadora cláusula sobre teletrabalho. Mal o processo esteja concluído, procederemos à divulgação do CCT junto das redações e monitorizaremos de perto a sua aplicação.

 

Financiamento dos Media

Realizámos pela primeira vez uma conferência dedicada ao tema do financiamento dos media, questão que nos tem mobilizado em diversas iniciativas. Apresentámos propostas à tutela e enviámos contributos concretos ao Plano de Recuperação e Resiliência. Vamos continuar a fazer pressão, junto do poder político, para que estas propostas sejam postas em prática.

 

Jornalismo fora dos grandes centros

Ao longo de seis anos, visitámos redações espalhadas pelo país, envolvemos jornalistas da imprensa local e regional em projetos, realizámos iniciativas centradas na importância do jornalismo que é feito fora dos grandes centros. Vamos continuar a valorizar essa diversidade de vozes, nomeadamente no Conselho Geral, que integra jornalistas de todos os distritos e regiões autónomas.

 

Memória

Consideramos fundamental não só preservar como valorizar o património do SJ. Vamos criar um projeto destinado a promover o conhecimento acerca da história do Sindicato dos Jornalistas e da liberdade de expressão em Portugal, com testemunhos dos jornalistas e da sua experiência.

 

Relação com Universidades 

Temos vindo a desenvolver parcerias com estabelecimentos do ensino superior, no sentido de aproximar o SJ dos futuros jornalistas. Em 2019, uma série de masterclasses levou-nos a fazer um périplo por várias universidades e politécnicos do país. O reforço desta ligação às Universidades continua a ser uma das prioridades da equipa que agora se candidata.

 

 A 19 de Maio vota Lista B

Segue-nos em :

https://www.facebook.com/Sindicato.comTodoscomFuturo

https://twitter.com/lista_sj

https://www.instagram.com/listb_acao_rigor_independencia/

https://anchor.fm/lista-b-sj

https://www.youtube.com/channel/UCqs2USFqavFbrcP8p_3sycw

Partilhe