Lista B à lupa 

 A Lista B é muito mais do que um conjunto de nomes distribuídos por quatro órgãos candidatos aos corpos gerentes do Sindicato dos Jornalistas. 

A escolha dos candidatos, efetivos e suplentes, à Assembleia Geral, à Direção, ao Conselho Fiscal, ao Conselho Deontológico e ao Conselho Geral, bem como às Direções Regionais da Madeira e dos Açores, assenta num conjunto de princípios basilares: paridade, diversidade, abrangência geracional, representatividade e pluralismo. 

 

As metas foram cumpridas!

 

Na Lista B, há paridade. A proporção de homens e mulheres é equilibrada (desta vez até com vantagem para elas, que representam 52%), cumprindo-se uma das nossas maiores preocupações, no SJ e no Jornalismo: assegurar uma participação equitativa em termos de género, fundamental para a partilha de direitos e responsabilidades em democracia e para uma representatividade adequada da profissão e da sociedade. Mas a nossa paridade não é só um número. Conscientes da importância de levar a igualdade às funções de liderança, há quatro mulheres candidatas ao cargo de presidente. 

 

 

Na Lista B, há diversidade. O melhor exemplo é a composição do Conselho Geral, que integra, pela primeira vez, jornalistas de cada um dos 18 distritos do Continente e das duas Regiões Autónomas. Esta representatividade contribuirá para enriquecer os olhares e afinar as escutas sobre as ânsias, os problemas, as críticas e as sugestões de todos os jornalistas, de norte a sul, do interior ao litoral, fazendo jus ao lema “num Conselho cabe um país”.

 

A Lista B não esquece as ilhas e apoia as  listas concorrentes às Direções Regionais do SJ na Madeira e nos Açores, respeitando as respetivas autonomias.

 

Na Lista B há uma congregação de gerações e tarimbas que nos orgulha, por sermos uma lista de união, de abrangência e de multiplicidade. 

 

A Lista B junta um coletivo de gente de sensibilidades e experiências profissionais muito variadas, garantindo um programa plural na análise e na ação. 

 

 

No dia 19 de maio, junta-te a nós e vota B

Partilhe