Lista A – Unidade e Participação a valer

É já depois de amanhã a votação presencial para os órgãos do Sindicato dos Jornalistas, acto maior na vida da nossa organização de classe. Por isso renovamos o apelo de sempre: participa, votando.

Ao longo desta campanha, a candidatura da lista A – Unidade e Participação procurou levar até junto dos associados, mas também da generalidade dos jornalistas e dos cidadãos, as linhas de acção do seu manifesto e também propostas concretas.

Através da apresentação das linhas programáticas inscritas em vários documentos colectivos, mas também de inúmeros depoimentos individuais, a lista A expôs as suas ideias e os seus compromissos para valorizar o Conselho Deontológico (CD).

Órgão essencial da auto-regulação dos jornalistas, o CD deve readquirir o protagonismo na discussão das práticas profissionais e estar no centro do debate sobre a ética do jornalismo e a deontologia dos jornalistas.

Estas eleições decorrem nos dias posteriores a mais um ataque à liberdade de imprensa, com as afirmações do presidente do Sporting Clube de Portugal, no sábado, a suscitarem justa indignação com o apelo ao boicote do público aos órgãos de informação e com as tentativas de agressão a camaradas em serviço nas instalações do clube.

Solidária com os repórteres alvo da hostilidade e condenando com firmeza aqueles acontecimentos, a lista A reafirma a importância de um dos deveres fundamentais do nosso Código Deontológico – o de lutar contra as tentativas de limitar a liberdade de expressão e o direito de informar. Também para este objectivo podem contar connosco!.

A lista A – Unidade e Participação comprometeu-se também a dinamizar o Conselho Geral, o órgão que assegura a representação plural dos jornalistas, que garante a concretização da diversidade e leva ao seio dos órgãos do Sindicato a voz crítica e também o aconselhamento, reflectindo o pulsar da classe.

A precariedade e os despedimentos, a exploração do trabalho de estudantes, a falta de condições de trabalho, a fuga à justa retribuição do trabalho e especialmente do trabalho suplementar em dias feriados e a falta de informação sobre a negociação do Contrato Colectivo de Trabalho da Imprensa são algumas prioridades da intervenção dos eleitos da lista A.

Para o Conselho Deontológico e o Conselho Geral, vota lista A – Unidade e Participação

Consulta a composição da lista A e o manifesto eleitoral

Acompanha-nos também em https://www.facebook.com/unidadeparticipacao.jornalistas

E no blogue http://unidadeparticipacao-jornalistas.blogspot.pt

Partilhe