Lista A – Aos Jornalistas, pelo Jornalismo!

Alfredo Maia – candidato a presidente da MAG

Quando, em 1993, fui eleito pela primeira vez para a Direcção do Sindicato dos Jornalistas, então como vice-presidente, o lema da candidatura era “O sindicato tem futuro!”. Hoje, como há 28 anos, o lema faz muito sentido.

Então, como hoje, dizia-se que o Jornalismo estava em crise e que a organização sindical estava condenada a extinguir-se.

Apesar das vicissitudes, o nosso Sindicato continua a ter uma importância essencial na vida classe e do sector, necessitando de reforçar-se e intervir com força, ânimo, criatividade e determinação.

Um bom sinal nesse sentido é própria lista que tenho a honra de integrar como candidato a presidente da Mesa da Assembleia Geral – a lista A – “Aos Jornalistas, pelo Jornalismo!”.

Trata-se de uma equipa que conjuga muito bem juventude, renovação e experiência e se mostra de olhos bem abertos para os problemas dos jornalistas e da sua profissão, no seu tempo e nas complexas circunstâncias que o rodeiam. Assim como se demonstra com coragem e para os enfrentar.

Trata-se de uma lista que naturalmente se dirige aos jornalistas, no que isso significa de defesa dos seus direitos, mas que também os convoca para a urgência da afirmação dos valores e dos deveres do Jornalismo perante os cidadãos.

Porque direitos e deveres correm a par e em nome do direito dos cidadãos a uma informação verdadeira, de qualidade, rigorosa e responsável.

Com esta lista A – “Aos Jornalistas, pelo Jornalismo!”, o Sindicato dos Jornalistas tem mesmo futuro!

 

*Alfredo Maia foi vice-presidente, entre 1993 e 2000, e presidente da Direcção entre 2000 e 2014. É membro do Conselho Deontológico cessante (eleito em minoria pela lista A nas eleições de 2018). Tendo iniciado a profissão em 1981 em “O Primeiro de Janeiro”, trabalha desde 1988 no “Jornal de Notícias”, de cujo Conselho de Redacção é membro, tendo sido também delegado sindical.

Partilhe