Linha vermelha para os média no Iraque

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos activou uma “linha vermelha” para jornalistas no Iraque em casos de emergência.

Segundo as autoridades norte-americanas, a informação de que há pessoal dos média em perigo deve ser dada para o Combined Press Information Center (CPIC), através do número 1 914 360 5089. O oficial de serviço, avisado de que se trata de uma situação de emergência, alertará de imediato o responsável máximo do sector, Gregory Slavonic. Em caso de haver dificuldades nesta linha é disponibilizado como alternativa o número 1 703 697 5131, do oficial de serviço do gabinete de imprensa do Pentágono, a quem se deverá solicitar que avise de imediato Bryan Whitman, porta-voz do Pentágono.

O Departamento de Defesa adverte que este procedimento se destina exclusivamente a casos de perigo de vida, detenções e outras situações de perigo sério envolvendo jornalistas e outro pessoal dos média em serviço no Iraque, e não à recolha de informações.

Os jornalistas interessados podem obter mais informações através da embaixada dos EUA em Bagdade ou directamente através do seu sítio na internet: http://baghdad.ds-osac.org/index.cfm

Partilhe