Limitações à cobertura do Mundial 2010 preocupam IPI

As condições legais impostas pela FIFA aos jornalistas que pretendem cobrir o Mundial de Futebol de 2010 na África do Sul preocupam o Instituto Internacional de Imprensa (IPI), que não vê com bons olhos a estreita ligação entre a acreditação de jornalistas e o registo num serviço de informações detalhadas baseado na web e chamado FIFA Media Channel.

Após se acreditarem os jornalistas são obrigados a registar-se neste serviço, que não estará disponível no website público da FIFA e cujas condições estão sujeitas a alterações sem aviso prévio, sendo vinculativas para todos os seus utilizadores a partir do momento em que são publicadas na Extranet, a plataforma que acolhe o FIFA Media Channel.

Por outras palavras, as organizações que pretendam cobrir um dos mais importantes eventos desportivos internacionais têm de optar entre não o fazer ou sujeitar-se a um acordo que lhes “limita de forma inaceitável o acesso à informação”.

Recorde-se que já em 2006, durante o Mundial de Futebol na Alemanha, a FIFA foi duramente criticada por impor regras inaceitáveis a jornalistas e organizações de média que cobriam o evento.

Partilhe