Líbia quer expulsar mais de 20 jornalistas estrangeiros

As autoridades líbias deram ordem de expulsão a mais de 20 jornalistas estrangeiros, noticiou a emissora norte-americana National Public Radio, indicando que os profissionais em causa trabalham para órgãos dos EUA, do Reino Unido, de Itália e de França, países que participaram na operação militar internacional contra o regime de Muammar Khadafi.

Segundo a Repórteres Sem Fronteiras (RSF), estas não são as primeiras expulsões a ter lugar na Líbia, uma vez que o governo expulsou anteriormente o repórter Damien McElroy, do “Daily Telegraph”, e o norte-americano Michael Georgy, da Reuters. E para dificultar ainda mais a cobertura internacional do desenrolar do conflito, o regime de Khadafi também decidiu não emitir novos vistos para jornalistas.

“Já documentámos mais de 450 violações contra os média na região desde Janeiro, incluindo o assassinato de sete jornalistas; os números falam por si”, afirma Mohamed Abdel Dayem, coordenador para o Médio Oriente e Norte de África do Comité para a Protecção dos Jornalistas (CPJ).

O CPJ também refere que a ebulição nesta zona do mundo tem estado na origem de ataques regulares contra jornalistas no Barém, no Egipto, no Iémen, na Síria e no Líbano.

Partilhe