O estado da liberdade de imprensa na Guiné-Bissau (encontro online)

Os Sindicatos de Jornalistas de Portugal e da Guiné-Bissau realizam na próxima segunda-feira, dia 21 de março, às 19h, um encontro online para debater os riscos e desafios do trabalho dos e das profissionais de comunicação guineenses, partilhar conhecimentos e estabelecer pontes de solidariedade entre jornalistas de ambos os países.

Neste encontro participam a presidente do Sindicato de Jornalistas e Técnicos da Comunicação Social da Guiné-Bissau, Indira Correia Baldé, e o presidente do Sindicato dos Jornalistas de Portugal, Luís Filipe Simões, assim como membros das direções de ambas as organizações.

⇒ Link para inscrição

A organização desta iniciativa decorre dos acontecimentos ocorridos em Bissau após a tentativa de golpe de estado de 1 de fevereiro, seguido de uma onda de intimidação, violência e perseguição a figuras (e a pelo menos uma organização) representantes da liberdade de expressão, do pensamento livre e do espírito crítico no espaço público guineense.

As duas organizações sindicais têm nos seus fundamentos a defesa incondicional do direito à informação e a defesa dos e das jornalistas e não pactuam com quaisquer excessos resultantes de estados de exceção definidos por quaisquer agentes do poder.

Interessa por isso perceber pela voz dos e das profissionais guineenses as condições em que podem trabalhar em total liberdade e que papel podem ter os e as jornalistas de Portugal nesse processo.

⇒ Inscreva-se para receber um link para a reunião do Zoom

Partilhe