Liberdade de expressão em foco no Congresso Mundial de Jornalistas

A democracia e a liberdade de expressão estiveram em foco, terça-feira, dia 25 de Maio, nos discursos de inauguração do Congresso Mundial de Jornalistas “La Pepa 2012”, que decorre até dia 28 em Cádiz, Espanha, e que integra o Congresso da Federação Internacional de Jornalistas (FIJ).

Na abertura do congresso “La Pepa 2012”, a presidente da Comissão Nacional para a comemoração do II Centenário da Constituição de 1812, María Teresa Fernández de la Vega, destacou o facto de, há 200 anos, naquele mesmo local, o Real Teatro das Cortes de San Fernando, se ter proclamado a primeira norma a defender a liberdade de expressão.

A também vice-presidente do governo espanhol destacou, por isso, a importância do trabalho jornalístico como base fundamental para a democracia, assegurando que “não só é uma obrigação como uma vontade de Espanha e da Europa apoiar esse pilar democrático em que se constituem os meios de comunicação”.

“E não há dúvida nenhuma de que, aconteça o que acontecer, a imprensa, uma imprensa livre, continuará a ser um dos grandes pilares da democracia”, reforçou.

Terminada a inauguração teve início o primeiro dia do congresso da Federação Internacional de Jornalistas (FIJ), durante o qual se debateu a situação da imprensa no mundo, a crise dos meios de comunicação, as alterações na economia e as mudanças tecnológicas nos vários países – especialmente de África, Ásia e América Latina.

Dia 27 termina o congresso da FIJ, cujo encerramento será presidido por Filipe de Bourbon, numa cerimónia que marcará simultaneamente o arranque da Assembleia da Federação de Associações de Jornalistas de Espanha, que se prolonga até dia 29.

O congresso da FIJ realiza-se a cada três anos para tomar o pulso ao jornalismo a nível mundial, permitindo analisar questões éticas, de segurança, desafios e projectos futuros, bem como estabelecer políticas e acções a seguir pela organização nos três anos seguintes.

Partilhe