Liberdade de expressão em análise no Azerbeijão

Jornalistas, activistas dos direitos humanos e mais de 80 organizações vão reunir-se em Baku, no Azerbeijão, de 13 a 18 de Junho, para a Assembleia Geral da International Freedom of Expression eXchange (IFEX), onde será debatida a liberdade de expressão.

O encontro vai analisar os aspectos em que a comunicação social é hoje mais pressionada, caso da censura aos órgãos digitais ou do impacto das leis anti-terrorismo, que afectam parcialmente o exercício do jornalismo, sendo ainda objecto de debate a segurança dos repórteres.

Os membros da IFEX vão partilhar experiências e opiniões, propondo formas de lidar com as violações da liberdade de expressão, nomeadamente através de campanhas e do desenvolvimento de grupos de trabalho região a região.

Para já, o Comité para a Protecção dos Jornalistas (CPJ), mostrou-se preocupado pelo facto de dois jornalistas que foram convidados para o encontro estarem a enfrentar dificuldades em deslocar-se.

No caso de Grigory Pasko, jornalista que esteve detido sob acusação de revelar segredos de Estado após noticiar que a marinha russa despejara lixo nuclear no Mar do Japão, os serviços de segurança russos não aprovaram a atribuição de passaporte.

Por seu lado, a jornalista Irada Huseynova, de nacionalidade azeri mas que se encontra no exílio, enfrenta acusações de difamação se voltar ao Azerbeijão, por ter escrito, em Junho de 2001, um artigo em que criticava a política do presidente da câmara de Baku.

Partilhe