Liberdade de expressão condicionada no “Washington Times”

Os funcionários do jornal norte-americano “Washington Times” precisam a partir de agora de pedir autorização à empresa para participarem em blogs ou qualquer outra publicação electrónica, revelou o Editors Weblog.

De acordo com um memorando do chefe de redacção do jornal, Wesley Pruden, “todo o membro da equipa de funcionários que pretenda ter ou contribuir regularmente com um blog, sítio, ou outro tipo de publicação electrónica, deve primeiro pedir e obter autorização dos editores do jornal”.

A autorização, afirma Wesley Pruden, será dada desde que o trabalhador obedeça a algumas regras. Os jornalistas, por exemplo, não podem pesquisar ou escrever durante o horário de trabalho, não podem abordar temas relacionados com o seu trabalho na redacção, nem fazer comentários sobre o “Washington Times” e respectivo pessoal.

Como justificação da medida, o jornal alega que os empregados do jornal, em especial repórteres e editores, devem reconhecer que mesmo que os seus comentários sejam publicados a título pessoal, os seus nomes podem ser associados ao “Washington Times”.

Partilhe