Leonor Figueiredo lança biografia de Sita Valles

“Sita Valles, Revolucionária, Comunista até à Morte (1951-1977)” é o título do novo livro da jornalista Leonor Figueiredo, uma obra biográfica sobre a jovem revolucionária fuzilada há mais de três décadas em Angola, que será lançada a 23 de Agosto, pelas 18h30, na Livraria Alêtheia, em Lisboa.

O livro é resultado de uma investigação histórica que levou a profissional, de 53 anos, a recolher testemunhos e procurar memórias antigas de uma mulher caracterizada como “uma grande líder do movimento estudantil e um quadro estimado da União dos Estudantes Comunistas”, lê-se no dossier de imprensa da Alêtheia, editora dirigida por Zita Seabra, que conviveu com Sita Valles.

Nascida em Cabinda, Sita Valles foi muito activa na luta clandestina contra o Estado Novo e, quando se deu a Revolução dos Cravos, estudava medicina em Lisboa, onde militava na União dos Estudantes Comunistas (UEC). Em Junho de 1975, regressou a Angola e empenhou-se em tarefas políticas no Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA). Envolvida em dissenções internas, vem a ser expulsa em 1976, sendo acusada de ser um dos cérebros da alegada tentativa de golpe de estado de 27 de Maio de 1977. Terá sido fuzilada em Agosto desse ano.

Ligada a Angola pelo desaparecimento aparentemente inexplicável do seu pai naquele país, em Julho de 1975, Leonor Figueiredo é autora de um outro livro sobre a história recente daquele país africano: “Ficheiros Secretos da Descolonização de Angola” (2009), dos prelos da mesma editora.

Partilhe