Lançamento da obra “Salazar, a imprensa e a Guerra Civil de Espanha”

Ajudar a conhecer em detalhe qual o papel desempenhado pela imprensa na relação entre o franquismo e o salazarismo aquando da Guerra Civil de Espanha é um dos objectivos do livro “Salazar, a imprensa e a Guerra Civil de Espanha”, da autoria de Alberto Pena, que será apresentado a 31 de Maio, pelas 18h30, na Fnac Chiado, pelo historiador Fernando Rosas.

Nesta investigação, editada em livro pela MinervaCoimbra, Alberto Pena propõe uma viagem pela história dos combatentes portugueses na guerra espanhola (os “viriatos”) através das crónicas da imprensa lusa, que deslocou a Espanha dezenas de jornalistas, muitos dos quais se converteram em propagandistas da causa franquista.

Isto porque o Secretariado de Propaganda Nacional, dirigido por António Ferro, a diplomacia salazarista, muitos intelectuais e, nomeadamente, a imprensa portuguesa, controlada pelos Serviços de Censura, fizeram uma grande campanha internacional na defesa dos interesses de Franco, que pretendia estabelecer um regime autoritário que derrubasse o governo democrático da II República espanhola.

Contudo, o livro de Alberto Pena também refere as honrosas excepções a esta regra, como Mário Neves, que revelou a verdade sobre a chacina do exército franquista em Badajoz.

Autor de vários livros sobre as relações peninsulares, Alberto Pena é Doutor Europeu em Ciências da Comunicação pela Universidade Complutense de Madrid, Presidente do Conselho Directivo da Faculdade de Ciências Sociais e da Comunicação da Universidade de Vigo e vice-presidente da Asociación de Historiadores de la Comunicación de España.

Como profissional da comunicação trabalhou para órgãos como a TVE, Radio Nacional de España, “Diario 16”, “El Correo Gallego” e a revista “Cambio 16”, sendo actualmente colaborador de vários títulos da imprensa diária espanhola, da TV Galicia e da Radio Galega.

Partilhe