Lançado Manual de Reportagem

O projeto REC (Repórteres em Construção), nascido há quatro anos, durante o 4º Congresso dos Jornalistas Portugueses, lançou hoje, 15 de janeiro, o livro «Manual de Reportagem» durante uma sessão online que reuniu mais de 60 pessoas.

O livro, coordenado por Pedro Coelho, Ana Isabel Reis e Luís Bonixe, tem prefácio de Adelino Gomes e textos de vários jornalistas e investigadores que refletem sobre a reportagem, os seus desafios, exigência e importância. Maria Flor Pedroso, que apresentou o manual, lembrou como a reportagem é «o melhor laboratório da ética jornalística» e defendeu que esta nova obra deve fazer parte dos curricula de ensino do jornalismo.

Pedro Coelho lamentou o quase desaparecimento da reportagem dos alinhamentos dos telejornais. Por isso, este manual pretendeu trabalhá-la em todas as suas dimensões, tentando contribuir para que volte a ser colocada nas agendas dos órgãos de comunicação.

A nova obra, com mais de 300 páginas, editada pela labcom é de livre acesso (http://labcom.ubi.pt/ficheiros/202101151504-202009_manualreportagem_pcoelhoireislbonixe.pdf), mas poderá também ser adquirida em papel por 15 euros.

O REC (https://www.reporteresemconstrucao.pt/), que contou com o apoio do Sindicato dos Jornalistas, é um projeto colaborativo que promove a formação de estudantes do ensino superior na área do jornalismo, com colaboração entre professores, estudantes e jornalistas no âmbito da reportagem e da investigação.

 

Partilhe