“La Gaceta de Canarias” encerrada

Fernando Peña e Elena Rodríguez Darias, proprietário e conselheira delegada do jornal “La Gaceta de Canarias”, decidiram unilateralmente encerrar as instalações do título em Santa Cruz de Tenerife, no mesmo dia em que a totalidade dos trabalhadores aderiu a uma greve de protesto por três meses de salários em atraso.

A União de Profissionais da Comunicação das Canárias (UPCC) mostrou a sua “total repulsa perante esta decisão irregular e inédita na história dos meios de comunicação do arquipélago” e apelou à sociedade e ao Estado para que tomem partido nesta situação e se esforcem por manter vivo este jornal que cumpriria 19 anos a 14 de Novembro e que emprega 70 pessoas.

De acordo com o sindicato, Fernando Peña mantém “uma situação de dívidas e enganos há meses, tanto a trabalhadores como a fornecedores diversos, incluindo a Segurança Social, apesar de ser um dos sócios maioritários do Grupo Salatín”, uma das principais empresas de construção civil das Canárias.

Não obstante este último desenvolvimento, as mobilizações previstas pelos trabalhadores vão prosseguir, com uma nova jornada de greve a 5 de Novembro frente às instalações do jornal em Santa Cruz de Tenerife e em Las Palmas.

Partilhe