KFM volta a emitir no Uganda

Mediante o pagamento de 4,95 milhões de xelins ugandeses (cerca de 2200 euros), a estação de rádio KFM foi autorizada a voltar a emitir a 18 de Agosto, depois de ter estado uma semana fora do ar na sequência de um talk show sobre o desastre que vitimou o vice-presidente do Sudão, John Garang.

O valor pago pela estação foi oficialmente considerado como um “pagamento de custas” ao Conselho de Radiodifusão do Uganda, pela redacção de um documento de nove páginas com conselhos e condições para a reabertura da estação, entre as quais está a necessidade de implementar novas regras internas para o programa de Andrew Mwenda, jornalista que foi detido e aguarda julgamento devido ao conteúdo do talk show.

“Isto foi o melhor que conseguimos em negociações difíceis. Evitámos a perda do talk show Andrew Mwenda Live e a obrigação de um pedido de desculpas incriminatório. Não comprometemos quaisquer princípios jornalísticos. Estamos satisfeitos por voltar ao ar, mas sentimos que o ambiente é hostil à liberdade de imprensa”, afirmou Conrad Nkutu, director executivo da KFM, em declarações ao Comité para a Protecção dos Jornalistas (CPJ).

Partilhe