Julgamento de assassino de Carlos Cardoso vai ser repetido

A justiça moçambicana vai iniciar as diligências para a repetição do julgamento de Aníbal António dos Santos Júnior, condenado pelo assassinato do jornalista Carlos Cardoso e recentemente deportado para Moçambique pelas autoridades canadianas.

Anibalzinho, como é mais conhecido, fugiu da cadeia em que se encontrava preso em Moçambique a 9 de Maio de 2004, mas foi detido a 24 de Maio no aeroporto de Toronto. A inexistência de um protocolo de extradição entre os dois países atrasou o processo, pelo que só a 22 de Janeiro de 2005 o fugitivo foi entregue às autoridades de Maputo.

O Supremo Tribunal vai agora repetir o julgamento de Anibalzinho, uma vez que este foi condenado in absentia a 28 anos e meio de prisão, quando a lei moçambicana prevê que alguém sentenciado a mais de dois anos nestas circunstâncias tenha direito a novo julgamento assim que aparecer.

A fuga de Maio de 2004 foi a segunda de Anibalzinho no âmbito deste caso, depois de ter escapado da prisão dois meses antes do julgamento e de ter andado fugido entre Setembro de 2002 e Janeiro de 2003.

A audição em julgamento de Anibalzinho poderá ser determinante para apurar os mandantes do assassinato de Carlos Cardoso, que na altura da sua morte estava a investigar um escândalo bancário que envolvia, alegadamente, Nyimpine Chissano, filho do então presidente Joaquim Chissano.

Partilhe