Josh Wolf libertado sob fiança

O jornalista freelance norte-americano Josh Wolf, preso a 1 de Agosto por se recusar a entregar ao tribunal imagens vídeo captadas durante uma manifestação, foi libertado sob fiança a 31 de Agosto, enquanto aguarda que o seu recurso seja apreciado.

A decisão foi tomada por um painel de dois juizes de São Francisco, que consideraram que o recurso de Josh Wolf não era descabido nem pretendia atrasar os procedimentos legais.

Outro painel de juízes irá em breve apreciar a recusa de Wolf em entregar à justiça imagens vídeo captadas durante um protesto anarquista contra o G8, em Junho de 2005 – e que não foram emitidas nem nas estações de televisão que compraram a filmagem a Wolf nem no sítio Web do jornalista -, por forma a tentar descobrir os alegados autores de uma tentativa de incêndio de um carro da polícia.

Comentando o caso, a Repórteres Sem Fronteiras (RSF) disse esperar que o tribunal de recurso defenda o direito do jornalista, de 24 anos, a resguardar os seus arquivos e reconheça que a imprensa tem de ser independente numa democracia, “algo que os tribunais e governos têm vindo a questionar”.

Partilhe