Jornalistas torturados na Bolívia

Latifundiários e ganadeiros de Cuevo, localidade do leste da Bolívia, raptaram e torturaram a 13 de Abril os jornalistas Fernando Cola e Tanimbu Estremadoiro, que estão naquela região a fazer um documentário sobre os conflitos de terra para a ONG dinamarq

O sequestro ocorreu quando os dois jornalistas cobriam o trabalho de uma delegação governamental encarregue de distribuir terrenos a camponeses guarani, a qual foi impedida de entrar em Cuevo por um grupo de proprietários que se opõe à reforma agrária do executivo de Evo Morales.

No meio dos confrontos, latifundiários e ganadeiros capturaram Fernando Cola, pontapearam-no, apedrejaram-no e partiram-lhe a câmara. O jornalista argentino conseguiu no entanto escapar aos agressores e refugiou-se na casa de um particular, de onde foi retirado em segurança no dia seguinte por soldados.

Já Tanimbu Estremadoiro, que é de origem guarani, foi capturada, ameaçada de morte e levada à força para a praça central de Cuevo, onde foi amarrada a um poste à chuva durante uma hora. Mantida em cativeiro durante a noite, a jornalista foi resgatada na manhã seguinte por soldados.

A Federação Latino-Americana de Jornalistas (Felap) expressou o “mais profundo repúdio” e exigiu um “castigo condigno para os culpados destas aberrações”.

Partilhe