Jornalistas protestam cumprindo contrato à risca

Os membros do Sindicato Nacional de Jornalistas britânico (NUJ) no “Daily Record” e no “Sunday Mail”, títulos do grupo Trinity Mirror, decidiram que a partir de 12 de Setembro vão passar a trabalhar apenas as horas a que o contrato obriga, como forma de protesto contra a recusa da administração em aumentar a equipa.

A acção de luta foi votada favoravelmente por 130 trabalhadores e descrita como uma “remoção da boa vontade”, pois os jornalistas vão passar a cumprir integralmente as pausas previstas no trabalho, executar apenas as suas tarefas específicas e recusar-se a trabalhar além do que está previsto nos seus contratos.

“Os nossos membros não estão dispostos a suportar mais esta situação. É uma questão de saúde e segurança”, afirmou Paul Holleran, dirigente do NUJ na Escócia, referindo que os elevados níveis de stress nas duas publicações são escusados, dado que estamos perante “uma empresa rentável que simplesmente confia que as pessoas vão continuar a fazer o trabalho do pessoal que não está a ser substituído”.

Partilhe