O Sindicato dos Jornalistas (SJ) está solidário com os três jornalistas portugueses assaltados, na noite passada, num complexo hoteleiro de Magaliesburg, na África do Sul, onde acompanham o Mundial de Futebol.
Em comunicado divulgado esta tarde, e que a seguir se transcreve na íntegra, o SJ adverte as empresas jornalísticas para a necessidade de garantirem condições de segurança aos seus enviados especiais.
SJ solidário com jornalistas assaltados na África do Sul
1.A Direcção do Sindicato dos Jornalistas (SJ) torna pública a sua solidariedade para com os três jornalistas portugueses assaltados, na noite passada, num complexo hoteleiro de Magaliesburg, na África do Sul, e desapossados de equipamentos de reportagem e de bens pessoais quando descansavam.
2.Independentemente do país onde se verifiquem, ocorrências deste tipo são profundamente incómodas para as vítimas e justificam uma palavra de apoio, desejando-se também que recuperem o mais possível os seus bens e o necessário ânimo para prosseguirem o seu trabalho.
3.Embora felizmente raros, episódios como este justificam que as empresas jornalísticas reavaliem as suas metodologias de contratação de alojamento de enviados especiais, de modo a garantirem que as instalações sejam apropriadas, não apenas em termos de proximidade em relação aos acontecimentos a cobrir, mas sobretudo quanto às condições de conforto e segurança dos jornalistas.
Lisboa, 9 de Junho de 2010
A Direcção