Jornalistas perseguidos na Argélia

A situação dos jornalistas na Argélia continua a degradar-se, com Ali Djerri, editor do “El-Khabar” a ser condenado a dois meses de prisão por difamação, e o diário “Le Matin”, encerrado desde dia 21, em risco de ter de fechar definitivamente.

Para a Repórteres Sem Fronteiras (RSF), está a decorrer na Argélia um processo de silenciamento dos jornalistas mais críticos, o que se evidencia também pela perseguição feita ao correspondente Hafnaoui Ghoul e ao editor do “Le Matin”, Mohammed Benchicou.

A condenação de Ali Djerri tem lugar na sequência de uma queixa de difamação apresentada em Abril passado por um antigo general e conselheiro do presidente Mohammed Betchine, após a publicação de um artigo em que era apontado como um dos proprietários de uma fábrica de álcool e como tendo acesso a um fornecimento especial de energia.

Noutro caso, depois da detenção de Mohammed Benchicou, editor do “Le Matin”, a 14 de Junho, por alegadamente ter violado leis de câmbio, o jornal recebeu dia 20 ordem para encerrar as suas instalações.

Partilhe