Jornalistas noruegueses em greve

Cerca de 2900 jornalistas noruegueses estão em greve, em protesto contra as tentativas dos patrões dos média de debilitar os direitos de reforma, após o falhanço das negociações de um novo acordo nacional sobre essa matéria.

Em muitos jornais, a direcção alterou os acordos de reforma nos últimos dois anos sem consultar os trabalhadores, algo de que o Sindicato de Jornalistas Noruegueses (NJ) discorda profundamente, por considerar que as alterações ao sistema de reformas só devem ser feitas por acordo mútuo.

A Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) frisa que o tema das reformas é muito sério e que “os patrões não devem brincar com o futuro dos empregados”, ao passo que a Federação Europeia de Jornalistas (FEJ) insta todos os profissionais dos média a solidarizarem-se com os seus colegas noruegueses.

Tal pedido já surtiu efeito na Escandinávia, onde esta greve está a ser apoiada até por sindicatos de outros sectores da indústria dos média, como o administrativo ou o gráfico, os quais já prometeram uma greve para o final de Maio, caso a situação dos jornalistas não conheça qualquer evolução.

Partilhe