Jornalistas mexicanos presos na Grécia

Dois jornalistas da televisão mexicana Televisa e um intérprete foram presos, algemados, insultados e agredidos por membros da guarda costeira grega a 2 de Agosto, noticiou a Repórteres Sem Fronteiras (RSF).

O repórter Eduardo Salazar e o operador de câmara Russel Vaqueiro – ambos acreditados para os Jogos Olímpicos, que se realizam de 13 a 29 de Agosto – estavam a fazer uma reportagem sobre o Pireu, o principal porto de Atenas, na companhia do intérprete Fernando Kalligas, quando foram abordados por um todo-o-terreno.

Do veículo saíram três homens em uniforme que os detiveram durante duas horas e, segundo os jornalistas mexicanos, lhes confiscaram os documentos, os telefones e o equipamento, algemaram, insultaram e agrediram.

O caso está já a ser investigado pelas autoridades gregas, tendo o comité organizador dos Jogos Olímpicos lamentado o incidente e dado instruções para que nada do género se volte a repetir, até porque nas últimas semanas, mais de uma dúzia de fotógrafos e operadores de câmara foi detido pelas forças de segurança no exterior de instalações olímpicas.

Garantindo que os jornalistas ficaram com nódoas negras nos braços, o embaixador mexicano na Grécia, Alejandro Diaz, afirmou que a guarda costeira está a exagerar devido à pressão colocada em torno da segurança e exigiu mais do que as desculpas já apresentadas pelas autoridades gregas.

A Associação de Imprensa Estrangeira na Grécia lamentou e condenou as alegadas agressões e instou as autoridades a não obstruírem a cobertura jornalística dos Jogos Olímpicos.

Partilhe