Representantes de jornalistas lusófonos debatem, durante esta semana, estratégias de unidade na luta por interesses comuns, como a profissão e a língua portuguesa, em iniciativas que decorrem nas cidades brasileiras de São Paulo, capital do estado homónimo, e Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul.
A 16 de Agosto, pelas 10 horas, é inaugurada a exposição fotográfica “Portugal Tri-Legal”, de Mônica Delicato, a que se segue, pelas 11 horas, a conferência “O jornalismo de língua portuguesa nos veículos públicos e privados nos países lusófonos”, com Pedro Bicudo (RTP Açores), Hulda Moreira (RTP África, Cabo Verde), Rose Nogueira (TV Brasil) e Messias Constantino (Jornal de Angola), tendo como moderador Eduardo Constantino (Rádio Nacional de Moçambique). À tarde, haverá uma visita às instalações da TV Record.
No dia seguinte, logo pela manhã, haverá uma visita ao recinto da Bienal Internacional do Livro de São Paulo, seguida da conferência “A cobertura jornalística nos – e sobre – os países de língua portuguesa”, com Carlos Fino (jornalista português radicado no Brasil), Mônica Delicato (jornalista brasileira radicada em Portugal), Mamadu Candé (Rádio Nacional da Guiné Bissau) e Amarildo Santos (Sindicato dos Jornalistas de São Tomé e Príncipe). A moderação estará a cargo de Paulo Markun (TV Brasil). À tarde, terá lugar uma visita ao Museu da Língua Portuguesa.
Os jornalistas lusófonos seguem depois para Porto Alegre, onde participarão no 34º Congresso Nacional dos Jornalistas, que se realiza entre 18 e 22 de Agosto no Hotel Plaza São Rafael, subordinado ao tema “O Jornalismo a Serviço da Sociedade e a Defesa da Profissão”.
A exposição fotográfica “Portugal Tri-Legal”, de Mônica Delicato, segue também para Porto Alegre, onde será inaugurada a 18 de Agosto pelas 21h30. Na quinta-feira de manhã têm início as iniciativas do congresso de jornalistas, estando agendada para depois do almoço o primeiro de três debates sobre “Estratégias dos Jornalistas de Língua Portuguesa”, apresentados por Alcimir Antonio do Carmo, da Federação dos Jornalistas de Língua Portuguesa (FJLP).
A primeira mesa-redonda abordará “A unidade dos jornalistas lusófonos na luta pelos interesses comuns como a profissão e a língua – Apresentação da Federação dos Jornalistas de Língua Portuguesa”, tendo como oradores Jim Boumelha (presidente da Federação Internacional de Jornalistas), Messias Constantino (Associação dos Jornalistas Económicos de Angola), Celso Schroder (Fenaj) e Eduardo Constantino (Sindicato Nacional dos Jornalistas de Moçambique), e estando a moderação a cargo de Anabela Fino, da Direcção do Sindicato dos Jornalistas (SJ) portugueses.
Na tarde de 20 de Agosto será a vez de discutir “A imprensa de língua portuguesa – experiências dos países e comunidades lusófonos pelo mundo”, com Paulo A. Azevedo (Associação da Imprensa em Português e Inglês de Macau), Julio Vera-Cruz Martins (Associação de Jornalistas de Cabo Verde), Mamadu Candé (presidente do Sindicato dos Jornalistas e Técnicos da Comunicação Social da Guiné-Bissau) e Beth Costa (directora de relações internacionais da Fenaj). A sessão será moderada por Sérgio Murillo de Andrade, presidente da Fenaj.
Por fim, entre as 15 e as 16 horas de 21 de Agosto, o debate centrar-se-á na “Cobertura internacional sobre e nas comunidades e países de língua portuguesa”, com as participações de Anabela Fino, Mônica Delicato, Amarildo Santos e José Augusto de Oliveira Camargo (presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo). A moderação estará a cargo de Hulda Moreira.