Jornalistas iraquianos unem-se para defender interesses comuns

Editores, repórteres veteranos e representantes de grupos de jornalistas iraquianos decidiram criar um Painel de Conselheiros dos Jornalistas Iraquianos, composto por 26 elementos e que irá representar a classe nas discussões com o novo governo de Bagdade sobre as leis da comunicação social.

A grande prioridade desta nova entidade – que inclui representantes do recente Sindicato de Imprensa Iraquiano, elementos progressistas do antigo Sindicato Iraquiano de Jornalistas e membros do Sindicato de Jornalistas do Curdistão – será a segurança dos jornalistas.

No entanto, o grupo também já está a levar a cabo uma sondagem acerca das necessidades dos jornalistas e fez apelos no sentido de garantir a independência editorial e de criar regras para impedir a interferência política no trabalho dos média.

“Este é um esforço histórico e corajoso dos jornalistas de todas as comunidades que compõem o Iraque, que colocaram de lado as suas divergências e se concentraram na necessidade de solidariedade e profissionalismo na construção de uma nova paisagem jornalística”, afirmou o secretário-geral da Federação Internacional de Jornalistas (FIJ), Aidan White.

Partilhe