Jornalistas gregos em greve

Os jornalistas e trabalhadores dos média gregos vão participar em mais um dia de greve, a ter lugar a 5 de Maio, contra as medidas de austeridade do governo, em defesa de um diálogo social genuíno e pela salvaguarda dos fundos de segurança social independentes e autónomos.

Após o plano de “corte de despesas” drástico imposto pelo governo grego, o Sindicato de Jornalistas dos Diários de Atenas, o Sindicato da Imprensa Periódica e Electrónica e outros sindicatos representativos da classe integrados na Federação Pan-helénica de Sindicatos de Jornalistas marcaram este protesto, que conta com o apoio da Federação Europeia de Jornalistas (FEJ).

Entre as exigências dos grevistas estão: o fim das recentes medidas antilaborais que prejudicam o bem-estar dos trabalhadores dos média e ameaçam a provisão de notícias e informação enquanto bens públicos; a salvaguarda de postos de trabalho, de condições de trabalho dignas e o abandono dos planos de cortes e redundâncias no sector dos média; a total adesão aos acordos colectivos do sector, para todos os trabalhadores dos média; e a garantia dos direitos sociais e de reforma.

Nos últimos meses, foram organizadas duas greves nacionais contra as medidas de austeridade excepcionais tomadas pelo governo grego. No entanto, desta vez a greve terá lugar depois das autoridades gregas e da União Europeia terem concluído uma série de medidas que resultam em cortes nos benefícios sociais e redução das reformas.

Mensagens de solidariedade para com os camaradas e sindicatos gregos podem ser enviadas para os e-mails: dralli@esiea.gr e famellos@esiemth.gr

Partilhe