Jornalistas ganham voz livre em sítio autónomo

Por ocasião da Greve Geral de 14 de Novembro e até à Conferência Nacional dos Jornalistas, a 24 de Novembro, o Sindicato dos Jornalistas vai assegurar a publicação de um sítio na Internet autónomo e livre, aberto à participação de todos os jornalistas.

Com o endereço www.jornalismo.org.pt, o sítio, da responsabilidade do SJ mas produzido por voluntários, assume-se como jornal de greve, na véspera, no dia Greve Geral e o balanço desta jornada, e como espaço de preparação da Conferência Nacional dos Jornalistas.
Com a disponibilização do sítio, a Direcção do SJ retoma e homenageia o título do boletim histórico do Sindicato, “Jornalismo”, que, em 1980 e em 1983, teve edições especiais como jornal de greve dos jornalistas.
Coordenada por Fernando Valdez, da Direcção do SJ, a equipa editorial do sítio www.jornalismo.org.pt tem como editores os jornalistas Humberto Costa, Nuno Ivo e Pinto de Carvalho e deverá contar com uma rede de outros voluntários espalhados pelo país.
Todos os jornalistas podem contribuir para essa rede com textos, fotos e vídeos sobre a greve do próximo dia 14, relatando o seu impacto no sector da comunicação social e em todos os sectores de actividade – da indústria aos serviços financeiros, do comércio aos serviços públicos, da Educação à Justiça, passando pela Saúde e pela Segurança Social, e explicando o que está em causa nesta jornada.
Aqueles materiais devem ser enviados para a Redacção do “Jornalismo”, através do endereço electrónico sindjornalismo@gmail.com , devendo respeitar os Princípios contidos no Compromisso subscrito pela Direcção do SJ e pela Equipa Editorial do projecto (texto integral abaixo).
Após a Greve Geral, o sítio www.jornalismo.org.pt continuará activo como instrumento de dinamização e de divulgação da Conferência Nacional dos Jornalistas, a 24 de Novembro, aceitando-se as colaborações nas condições referidas.

Compromisso
1. O sítio www.jornalismo.org.pt é um espaço informativo, de reflexão e de discussão de jornalistas destinado a jornalistas e ao público em geral, assumindo como pretextos próximos a realização da Greve Geral do dia 14 de Novembro de 2012 e da Conferência Nacional dos Jornalistas convocado pelo Sindicato dos Jornalistas para o dia 24 de Novembro de 2012.
2. Não se assumindo como publicação periódica, e apesar de uma existência temporalmente limitada, www.jornalismo.org.pt adopta regras fundamentais do Jornalismo livre e responsável.
3. O sítio www.jornalismo.org.pt é produzido e disponibilizado sob a responsabilidade da Direcção do Sindicato dos Jornalistas, que designa um dos seus membros para coordenar a equipa editorial e as colaborações voluntárias dos jornalistas.
4. Podem colaborar, através de textos e imagens, todos os jornalistas profissionais que aceitem o presente Compromisso e designadamente os seguintes:
Princípios
I – Lealdade – O sítio www.jornalismo.org.pt assume que observa e analisa a realidade do ponto de vista dos jornalistas e dos seus direitos e interesses, mas procurará que a visão dos factos e dos problemas não seja unilateral. Sempre que possível em tempo útil ou logo que o consiga, procurará acrescentar outros pontos de vista, que enriqueçam e alarguem o debate. Do mesmo modo, aceitar o exercício do direito de resposta por parte dos visados, nos termos da Lei.
II – Rigor e honestidade – Os jornalistas responsáveis pela sua edição e os jornalistas voluntários que nele colaboram estão vinculados às obrigações de rigor e de interpretação honesta dos factos. Mesmo quando os analisam e interpretam pelo ângulo dos seus direitos, interesses e posicionamento, não os distorcem nem manipulam, assim como não ocultam deliberadamente factos que prejudiquem a sua interpretação.
III – Direitos dos outros – Os jornalistas em geral e os colaboradores do projecto www.jornalismo.org.pt em particular estão obrigados a respeitar os direitos das pessoas – singulares ou colectivas – objecto do seu trabalho. Neste sítio, disponibiliza-se um espaço de liberdade de expressão, de desenvolvimento do espírito crítico e de promoção do debate aberto e amplo, mas não se acolhe o insulto nem a ofensa ou a calúnia.
5. A Direcção do SJ e os responsáveis editoriais do projecto respeitam a liberdade de expressão e o direito dos jornalistas ao seu exercício e o direito à livre divulgação das suas criações, mas serão declinadas as colaborações que violem os princípios enunciados no ponto anterior ou que suscitem reservas sérias de natureza ética e deontológica a que os jornalistas estão obrigados, se os respectivos autores não as sanarem. Poderão ser igualmente declinadas as colaborações que possam fazer a Direcção do SJ incorrer em responsabilidade civil e criminal, independentemente de os autores nunca serem isentados das mesmas.
6. A equipa editorial respeitará a opção dos autores dos textos quanto à norma ortográfica (antes ou pós Acordo Ortográfico) a utilizar nas colaborações. A equipa procederá à correcção de eventuais erros e gralhas e providenciará junto dos autores para apreciação de eventuais incorrecções ou imprecisões.

A Direcção do SJ
A Equipa Editorial

Partilhe