Jornalistas franceses em greve de fome

O fotógrafo Jean-Paul Guilloteau e o repórter Marc Epstein, do semanário francês “L’Express”, anunciaram a 22 de Dezembro o início de uma greve de fome por tempo indeterminado para protestar contra o tratamento que têm recebido das autoridades paquistanesas, que os detiveram a 16 de Dezembro por violação das regras de visto.

O advogado dos dois jornalistas, Nafis Siddiqui, anunciou entretanto que iria tentar convencer os jornalistas a adiar esta acção de protesto até ser conhecido o desfecho das diligências legais efectuadas, dado que enviou, a 22 de Dezembro, um novo pedido de fiança ao tribunal, e está a tentar conseguir uma audiência no mais breve prazo possível.

Ainda em paradeiro desconhecido e, segundo a RSF, detido pelas autoridades sem culpa formada, continua Khawar Mehdi Rizvi, um jornalista paquistanês que servia de contacto aos dois franceses em Quetta, localidade que Marc Epstein e Jean-Paul Guilloteau visitaram sem autorização.

O sindicato de jornalistas paquistaneses, por seu lado, em comunicado de 21 de Dezembro, apelou à libertação imediata dos três jornalistas e ao levantamento de todos os obstáculos artificiais ao trabalho jornalístico no país.

Também o ministro francês dos Negócios Estrangeiros, Dominique de Villepin, em contacto mantido ontem com o seu homólogo paquistanês, intercedeu em favor dos dois jornalistas do “L’Express”.

Partilhe