Jornalistas filipinos exigem justiça

Os jornalistas filipinos manifestaram-se a 16 de Agosto, em Manila, em protesto contra a ineficácia das autoridades na resolução dos crimes contra profissionais dos média nos últimos anos.

O protesto, convocado pela União Nacional de Jornalistas das Filipinas (NUJP, na sigla em inglês), contou com a participação de outros grupos dos média, designadamente dos Fotógrafos de Imprensa das Filipinas, Centro Filipino de Jornalismo, Instituto de Mindanao de Jornalismo, Colégio de Editores das Filipinas, União de Jornalistas das Filipinas-UP, Associação Batangas Newswriters, e diversos membros regionais de Kapisanan ng mga Brodkasters ng Pilipinas. Diversas delegações da NUJP nas províncias manifestaram-se igualmente exigindo justiça.

Em Manila, os jornalistas manifestaram-se junto à sede nacional da Polícia.

A Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) manifestou o seu apoio aos jornalistas filipinos e, numa mensagem enviada às autoridades do país, lembra que continuam por esclarecer os assassínios de 55 jornalistas ocorridos desde 1988.

“É tempo de enviar a todos uma mensagem forte e simples: a de que o assassínio de jornalistas não será tolerado e que quem cometer tais crimes será encontrado e levado perante a justiça”, afirma a FIJ.

Partilhe