Jornalistas explicam jornalismo

“O Jornalismo Explicado aos Jovens… e aos Outros” é o título de um livro, da autoria de Daniel Ricardo e de José Jorge Letria, que aborda as questões fundamentais do jornalismo sob os pontos de vista técnico e social.

Sob a forma de diálogo com um grupo de estudantes, os autores – com larga experiência como jornalistas e professores de jornalismo – dão respostas concretas a diversas questões do processo de produção do jornalismo.

Sem pretender ser um manual escolar, o livro destina-se preferencialmente a leitores jovens, embora, pelo conteúdo e pela forma como os assuntos são tratados, a sua leitura seja útil a professores do ensino secundário e a quem tenha curiosidade pelo jornalismo.

Também os candidatos à profissão de jornalista colherão benefício da leitura do livro – recentemente publicado na colecção Caminhos da Liberdade da editora Terramar – pois, como lembram os autores: “Todos os anos se formam, em escolas superiores portuguesas, jovens cujo sonho é, através do ofício do jornalismo, viajarem pelo mundo, conhecerem figuras de renome e atingirem de algum modo o estrelato televisivo. O jornalismo pode servir para tudo isso, embora o jornalista nunca deva ceder à tentação de ser notícia, mas deve ser sempre muito mais do que isso. Deve ser discreto para ser eficaz, deve ser persistente e ousado para ser revelador, deve ser profissional e competente para ser credível. Não deve seguir modas e ficar refém de famas fáceis. Deve ser exigente, se quer ser digno de crédito por parte de quem o lê. Deve ser independente e isento, mesmo que o órgão para o qual trabalha dependa de um grande grupo financeiro com interesses difíceis de identificar em toda a sua extensão”.

Também os jornalistas a exercerem a profissão encontrarão motivos para reflexão nesta obra, onde se lembra: “Ainda que a sociedade dê sinais de não estar de boa saúde, minada por fenómenos de corrupção e outros igualmente graves, o jornalista não pode nem deve querer tornar-se um justiceiro, porque, para isso, existem os tribunais, o que significa que ninguém deverá ser julgado nas páginas de um jornal ou na emissão de um telejornal, ainda que isso faça subir as tiragens e as audiências. O jornalista não é um comerciante nem um promotor de vendas, embora alguns sejam poucos mais do que isso, e outros, apenas isso”.

Partilhe