A 16 e 17 de Maio realiza-se em Sevilha o III Congresso da Federação de Sindicatos de Jornalistas de Espanha (FeSP), sob o lema “Salvemos o jornalismo”, o qual contará com a presença de Alfredo Maia, presidente do Sindicato de Jornalistas (SJ).
Durante o encontro serão abordados temas como: quem paga a crise nos meios de comunicação; polivalência e jornalismo multimédia; a relação entre estagiários, plano de estudos de Bolonha e precariedade; os deveres e direitos dos jornalistas; o papel dos sindicatos; e o futuro do sindicalismo jornalístico perante os novos desafios na produção.
O dirigente sindical português é um dos convidados estrangeiros do evento, a par de figuras como Franco Siddi, secretário-geral da Federação Nacional da Imprensa Italiana (FNSI), ou Aidan White, secretário-geral da Federação Internacional de Jornalistas (FIJ).
O programa está dividido em duas partes: a primeira, no sábado, dedicada ao debate de ideias e propostas e aberta a todos os profissionais; e a segunda, no domingo, apenas para delegados de cada sindicato e da qual sairá a equipa que irá dirigir a FeSP nos próximos quatro anos.
A FeSP é uma estrutura que integra os sindicatos de jornalistas da Catalunha, de Madrid, de La Rioja, das Ilhas Baleares, das Canárias, da Galiza e da Andaluzia, reconhecida desde Novembro de 2008 como membro de pleno direito da FIJ e representando, em comités de empresa, mais de 20 mil trabalhadores da comunicação em toda a Espanha.