Jornalistas do Paquistão recebem fundo especial da FIJ

A Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) accionou um fundo especial que visa apoiar os jornalistas vítimas de desastres naturais para auxiliar os profissionais dos média e respectivas famílias que foram afectados pelo sismo no Paquistão.

Segundo o Sindicato Federal de Jornalistas do Paquistão (PFUJ), morreram três jornalistas – Sardar Hanif, do diário “Jang”, Abdul Hafeez, editor do “Jurrat”, e Javed Iqbal Butt, fotógrafo do “Jinnah” –, 11 ficaram feridos e cinco estão desaparecidos, na sequência do terramoto que matou mais de 40 mil pessoas e provocou pelo menos dois milhões de desalojados.

A organização paquistanesa revelou ainda que pelo menos 50 jornalistas perderam familiares ou as suas casas, destacando o caso de Naim Khokar, do diário “Jang”, que ficou sem 44 familiares devido ao sismo.

O fundo que vai ser usado pela FIJ é parcialmente composto por dinheiros doados em memória do ex-vice-presidente da FIJ Gustl Glattfelder, podendo os interessados em contribuir financeiramente para os esforços de auxílio aos jornalistas do Paquistão contactar a delegação asiática da FIJ, através do e-mail ifj@ifj-asia.org.

Esta é a segunda vez em menos de um ano que a FIJ disponibiliza verbas para ajudar jornalistas afectados por desastres naturais, depois de no início de 2005 diversos sindicatos, entre as quais o Sindicato dos Jornalistas, terem contribuído solidariamente para com os colegas de profissão vitimados pelo tsunami no Sudeste Asiático.

Partilhe