Jornalistas do DN agredidos na Madeira

Uma equipa de jornalistas do “Diário de Notícias” foi agredida a 17 de Março quando fazia uma reportagem sobre a extracção de inertes na ribeira do Faial, denuncia a Direcção Regional da Madeira do Sindicato dos Jornalistas em comunicado hoje divulgado.

No documento, que a seguir se transcreve na íntegra, a Direcção Regional da Madeira do SJ responsabiliza as autoridades regionais pelo ocorrido, considerando que os actos de violência são potenciados pela “passividade e complacência” que até à data têm demonstrado face às “sucessivas notícias sobre a extracção ilegal de inertes e os alertas da população, tanto naquela zona como noutros pontos da Madeira”.

Banditismo tolerado pelas autoridades da Madeira

1. A Direcção Regional da Madeira do Sindicato dos Jornalistas vem por este meio lamentar e repudiar a acção violenta de que foi ontem alvo uma equipa de jornalistas do “Diário de Notícias”, com a respectiva viatura a ser apedrejada durante uma reportagem sobre a extracção ilegal de inertes na ribeira do Faial.

2. Não podemos deixar de assinalar que estes actos de puro banditismo e intimidação dirigidos aos profissionais de Comunicação Social só se verificam devido à passividade e complacência das autoridades regionais, que não podem ignorar as sucessivas notícias sobre a extracção ilegal de inertes e os alertas da população, tanto naquela zona como noutros pontos da Madeira.

3. Perante a gravidade da situação ocorrida ontem à noite, questionamos: Será necessário haver danos pessoais para que o Governo Regional da Madeira acorde da sua letargia e actue face àquilo que se passa na ribeira do Faial, bem como noutros locais?

4. Por fim, louva-se a atitude assumida pelos jornalistas e pelo DN, ao apresentarem queixa junto das autoridades policiais, pois só com a denúncia e punição dos prevaricadores será possível evitar situações semelhantes no futuro.

Funchal, 18 de Março de 2009

A Direcção Regional da Madeira do Sindicato dos Jornalistas

Partilhe